segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Duas crianças morrem após desabamento no Centro de Fortaleza

Informações preliminares dão conta que o desabamento teria ocorrido em uma loja de peças orientais. Duas das três crianças atingidas vieram a óbito.


O telhado de uma loja de peças orientais desabou e atingiu seis pessoas na rua Major Facundo, no centro de Fortaleza, na tarde desta segunda-feira, 17.
De acordo com a assessoria de comunicação do Instituto Doutor José Frota (IJF), duas das três crianças atingidas, uma de 8 e outra de 10 anos, vieram a óbito no fim da tarde.
Elas chegaram a ser levadas para a sala de reanimação do hospital. Outra criança de 7 anos também foi atingida e deu entrada na emergência pediátrica da unidade de saúde, mas já foi liberada.
Informações preliminares repassadas pelo major Eldácio, do Corpo de Bombeiros, deram conta que algumas pessoas ficaram feridas. A mãe e três crianças japonesas ficaram soterradas. Os quatro integrantes da família, assim como pessoas que trabalhavam em uma obra na loja, foram socorridas e encaminhadas ao IJF.
A loja de atacado e varejo fica localizada ao lado do Cartório Melo Júnior. Segundo a Defesa Civil, uma equipe foi enviada para atender a ocorrência. Uma equipe da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também esteve no local para controlar o trânsito.

domingo, 2 de agosto de 2015

Trafegar em faixa exclusiva para ônibus passa a ser infração gravíssima

A multa para quem desobedecer a faixa exclusiva é de R$ 191, além de 7 pontos na carteira e possível apreensão do veículo.

A partir da última sexta-feira (31), motoristas que invadirem as faixas exclusivas para ônibus, em todo o Brasil, serão autuados por infração gravíssima e podem ter o veículo apreendido. A presidente Dilma Roussef sancionou uma alteração no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), tornando a infração, que antes é considerada leve, gravíssima.

Até então conduzir em faixas exclusivas à direita era considerado infração leve, representando três pontos na carteira do infrator. Enquanto que invadir corredores exclusivos à esquerda era considerada infração grave, representando a perda de cinco pontos na carteira.

A modificação do artigo 184 entra em vigor a partir de hoje e representa aos motoristas infratores um prejuízo de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

Em nota oficial, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) afirmou que, para que haja o cumprimento da nova legislação, é necessário que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) defina a sinalização de regulamentação e o enquadramento específico para o novo artigo.

Um problema recorrente

Os acidentes envolvendo as faixas exclusivas para ônibus em Fortaleza se tornaram rotina. Na última terça-feira (28), mais um exemplo de infração envolvendo a faixa exclusiva para ônibus. O condutor que seguia em alta velocidade pela faixa exclusiva de ônibus da Avenida Bezerra de Menezes capotou após perder o controle do carro e se chocar com o gelo baiano que divide a via.

Apesar do motorista negar a infração, as câmeras de fiscalização eletrônica instaladas na avenida flagraram toda a ação que terminou no acidente.

O condutor foi identificado pela Autarquia Municipal de Trânsito e foi autuado por infringir o Artigo 184 do CTB. O condutor recebeu uma multa no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.


Finalmente confirmado edital dos Correios para 2.000 vagas



Carreiras contempladas serão de carteiro e operador de triagem e transbordo, que exigem nível médio

Após quatro anos sem realizar concurso público, os Correios (Empresa Brasileira de Correios Telégrafos - ECT) finalmente divulgaram, na última quarta-feira, dia 29 de julho, que farão uma nova seleção em breve com 2.000 vagas efetivas, além de oportunidades para formação de cadastro reserva, para lotação em 11 Estados, mais o Distrito Federal. 

As ofertas serão destinadas ao cargo de agente de Correios, nas atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT). Ambas as funções exigem o nível médio completo.



A profissão de OTT apresenta vencimentos iniciais de R$ 1.284, já incluindo o valor da gratificação (GIP). Ao salário de carteiro, soma-se ainda o adicional de distribuição, elevando a remuneração para R$ 1.620,50. Além disso, os admitidos receberão vale alimentação/refeição na quantia de R$ 971,96 a R$ 1.092,48. Acrescentando o valor máximo do benefício a remuneração dos cargos em questão, o rendimento das carreiras chega a R$ 2.376,48, para operador, e a R$ 2.712,98, para carteiro.

Além do vale alimentação, os aprovados também terão direito a vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio-babá, além de adicionais - de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) - e a possibilidade de adesão ao Plano de Previdência Complementar.

As oportunidades serão distribuídas pelos Estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Não serão disponibilizadas vagas nos demais Estados do País porque a empresa ainda possui cadastro reserva vigente do concurso realizado em 2011 naquelas localidades.

Os candidatos que se inscreverem no concurso farão provas de conhecimentos e, se aprovados, serão submetidos também a um teste físico.

Quanto ao edital de abertura das inscrições do concurso, a assessoria de imprensa dos Correios informou que ainda não há uma data definida para lançar o documento. No entanto, o órgão afirma que até o final de agosto divulgará os demais detalhes da seleção.

O último concurso dos Correios aconteceu em 2011, quando foram abertas 9.190 vagas distribuídas entre 10 cargos de nível médio e superior.

As oportunidades foram lotadas em todos os Estados brasileiros e a seleção foi organizada pelo Cespe.

Trecho da Av. Eduardo Girão passará por interdição e ficará bloqueado por um praazo de 75 dias



Intervenção é para serviços de substituição do coletor na rede de esgoto da área.


Atenção redobrada aos motoristas, pois a partir desta segunda-feira (3), o trecho da Avenida  Eduardo Girão, entre as ruas Deputado Oswaldo Studart e Luciano Magalhães, será interditado para serviços de substituição de mais um trecho do coletor na rede de esgoto. Ao todo, serão substituídos 135 metros de tubulação. De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável pela obra, a interdição deve durar 75 dias.
A interdição ocorrerá a partir das 10 horas desta segunda-feira, e o tráfego de veículos no local será desviado. A partir das 7 horas, a Cagece realiza ação de orientação aos motoristas que circulam pela avenida.
A alternativa de desvio indicada para quem circula na avenida Eduardo Girão, em direção à Avenida Aguanambi, será a mesma utilizada pelas as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na área: entrar à direita na rua Deputado Oswaldo Studart, à esquerda na rua Francisco Lorda, à direita na rua Edmundo Raimundo Filho, realizar o retorno na rua Via Láctea, à direita na avenida Borges de Melo e à esquerda na avenida Aguanambi.
Na execução da obra, serão investidos cerca de R$ 420 mil provenientes de recursos próprios da Cagece. Segundo a companhia, a intervenção é necessária para melhoria da rede de esgoto no local.