quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Fortaleza já conta com 16 travessias elevadas

No momento, mais 4 travessias estão em processo de execução

A prefeitura de Fortaleza entregou 16 travessias elevadas para facilitar o deslocamento de pedestres pela Capital. Os bairros Centro e Luciano Cavalcante foram os últimos a receber o equipamento de trânsito. 

A medida quer levar mais segurança no trânsito para pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, com o objetivo de diminuir a quantidade dos acidentes de trânsito. No momento, mais 4 travessias estão em processo de execução e outras 6 estão com o projeto sendo concluído.

Os próximos locais contemplados serão a Avenida Filomeno Gomes, no bairro Jacarecanga (Regional I); mais uma na Rua Barão de Aracati, no bairro Meireles (Regional II); uma na Rua André Chaves, no bairro Jardim América (Regional IV); e mais uma na Rua Capitão Afrânio, em Messejana (Regional VI).

Também estão em andamento os projetos para a implantação de uma travessia na Rua Conde D’eu e outra na Rua Galeria Prof. Brandão, no Centro; uma na Rua Monsenhor Salazar, no bairro São João do Tauape (Regional II); e mais duas distribuídas nas ruas Ministro Joaquim Bastos e Mário Mamede, ambas no Bairro de Fátima (Regional IV).

Pontos

Entorno de escolas e unidades de saúde em diversos bairros da Cidade estão sendo contemplados pelo projeto, como no bairro José Walter, que também recebeu uma travessia elevada na Av. D, em frente ao Hospital Gonzaguinha Mota, além de nova iluminação e requalificação de pontos de parada de ônibus.

As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), como parte do Programa de Apoio aos Pedestres, desenvolvido pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT).
 

Com Moroni como vice, PDT oficializa candidatura de Roberto Cláudio

Convenção do partido ocorreu nesta quinta-feira (4) no ginásio de uma faculdade no Centro

O PDT indicou, nesta quinta-feira (4), o prefeito Roberto Cláudio para concorrer à reeleição. A convenção do partido, realizada no ginásio de uma faculdade no Centro, oficializou a candidatura do atual chefe do executivo de Fortaleza e anunciou o deputado federal Moroni Torgan como candidato à vice-prefeito na chapa. 
Roberto Cláudio chegou ao local da convenção acompanhado de Moroni e da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela. Também estão no local o vereador Salmito Filho, o ex-governador Ciro Gomes e Cid Gomes, o presidente estadual do PDT André Figueiredo, o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, o deputado federal Odorico Monteiro e o deputado estadual Zezinho Albuquerque. 
O ex-governador Ciro Gomes foi um dos primeiros a falar e, durante seu discurso, disse que graças ao prefeito Roberto Cláudio enquanto o Brasil está em crise, Fortaleza está em obras.  Já Izolda Cela fez uma rápida fala em que destacou o trabalho desenvolvido pelo prefeito na área da educação. 
O presidente nacional do PDT afirmou que Roberto Cláudio foi inteligente ao escolher o nome de Moroni Torgan para ser candidato a vice-prefeito. Carlos Lupi destacou que o prefeito tinha que dar uma resposta ao povo de Fortaleza em relação à violência. Já Cid Gomes afirmou que o atual prefeito fez "muito mais do que outros que tiveram mais tempo do que ele".
O prefeito Roberto Cláudio destacou os feitos que conseguiu realizar durante seu primeiro mandato como a construção de creches e as obras de mobilidade e melhoria do transporte coletivo. O chefe do executivo municipal agradeceu ainda aos presentes e disse que a campanha será momento de comparar experiências, mas que não fará uma campanha de revanchismos, acusações ou ódio. Vamos começar o bom combate com um único propósito: debater o presente é o futuro da cidade.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Com presença de Lula, PT confirma candidatura de Luizianne em Fortaleza

Ex-prefeita de Fortaleza tenta em 2016 terceiro mandado como prefeita,ex-presidente Lula afirma que Luizianne Lins fará gestão para periferia.

Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT homologou na noite desta segunda-feira (1º) a candidatura de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza. A ex-prefeita da capital cearense por duas vezes terá como vice o deputado Elmano de Freitas, que disputou as eleições em 2012 também como candidato à Prefeitura de Fortaleza.

A gente vai fazer a campanha com o presidente Lula, mais bonita, mais alegre, mais criativa, mais cheia de energia que esse pais já viu. Se em 2004 a gente conseguiu fazer, imagina agora, com muito mais experiência, muito mais alegre. Eu conheço essa cidade. Nós governamos Fortaleza com coração, por amor a Fortaleza. Isso é só começo", afirmou Luizianne Lins, durante a convenção.

Lula fez elogios à candidata e afirmou que ela convenceu o partido a permiti-la disputar as eleições. "Essa mulher, ela pode dizer que quer ser prefeita de Fortaleza. Ela me falou 'eu vou  cuidar da prefeitura, da periferia". Porque é muito fácil trabalhar pra quem mora no 18º andar, eu quero ver governar para periferia. Essa mulher obviamente não fez tudo nos dois mandatos dela, porque não é possível ajeitar um país que foi esculhambado por séculos em 12 anos, que foi o tempo que nós ficamos no governo", afirmou Lula.

Impeachment de Dilma


Durante discurso, Lula também pediu aos militantes e eleitores que conversem com os senadores de oposição a Dilma para tentar convencê-los a voltar contra o processo de impeachment, ao qual ele se refere como golpe.
Cada um de vocês tem um celular, cada um de vocês tem o tal WhatsApp, então está na hora da gente pegar o celular. Aqui no Ceará tem três senadores, só um está do lado da Dilma, então vamos falar pra outros dois pra defenderem a Dilma, não é pra xingar, é pra falar com cada senador.
Dizem que Fortaleza é a cidade mais alegre do planeta, mas tem algo de que não está certo, que esse golpista Michel Temer. Não tem nenhuma razão pra cassar Dilma a não ser a razão que pra uma pessoa chegar à presidência seja sem eleição. E tá lá, cassando a dona Dilma, cassando o que 54 milhões de brasileiros, disse Lula.

Fonte: G1 Ceará

 

domingo, 31 de julho de 2016

Professores do Estado recusam proposta do governo e decidem continuar greve iniciada há 96 dias

Maioria dos profissionais foi contra posição do próprio sindicato.


Reunidos em assembleia na manhã deste sábado (30), professores da rede estadual de ensino decidiram continuar com a greve que completa hoje 96 dias. A categoria rejeitou a proposta do governo e contrariou o próprio sindicato, que defendia o fim da paralisação.
A votação foi feita no ginásio Paulo Sarasate. Antes, os professores ouviram dois posicionamentos contra e dois a favor do fim da greve. Os profissionais não atenderam ao apelo do presidente do Sindicato de Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, para aceitar as condições colocadas pelo Estado e continuarão de braços cruzados.
A proposta mais recente da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) foi feita na noite da sexta-feira (29) e oficializada por email enviado pelo próprio secretário Idilvan Alencar. No comunicado divulgado pela Apeoc estão 14 propostas, que incluem aumentos em gratificações, reajuste salarial de professores temporários e estudo para verificar a necessidade de um novo concurso. Os itens estavam condicionados à volta dos profissionais às salas de aula.
A greve geral por tempo indeterminado foi declarada no dia 20 de abril e iniciada cinco dias depois. Entre as pautas de reivindicação está o pagamento do Reajuste Geral do Servidores de 12,67%, respeitando a data-base de 1º de janeiro. 
Os professores pedem ainda a convocação dos reclassificados do último concurso da Seduc, realizado em 2013, assim como a efetivação dos direitos de estabilidade e progressão horizontal e vertical, ampliação definitiva de carga horária e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
No dia 6 de maio a paralisação foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE). Na decisão do desembargador Durval Aires Filho foi determinado o retorno ao trabalho 72h após a notificação, sob pena de pagamento de multa de R$ 3 mil por dia de descumprimento. Entretanto, a greve continuou.
Proposta do governo enviada na sexta-feira (29):

1- Regência de Classe: aumento para todos os níveis da carreira para efetivos ativos e aposentados, a partir do vencimento base:


- Graduados: aumento na Regência de 10% para 15% (ativos e aposentados) mais aumento de 50% na PVR;

- Especialistas: aumento na Regência de 15% para 20% (ativos e aposentados);
- Mestres: aumento na Regência de 20% para 25% (ativos e aposentados);
- Doutores: aumento na Regência de 40% para 45% (ativos e aposentados);

2- Professores Temporários: aumento de 5% na remuneração

3- Orientadores e Supervisores Educacionais: criação de gratificação de 5% (ativos e aposentados)

4- Assinatura do Decreto da Descompressão - Nova Carreira do Magistério

5- Promoção especial para todos os professores embarreirados há mais de cinco anos no Nível I para Nível J, com impacto de 5% sobre vencimento base

6- Fim do EMBARREIRAMENTO : o profissional do magistério vai evoluir ao longo de toda a carreira até o último nível, independentemente da titulação;

7 - Promoções com e sem titulação;

8 - Negociação das faltas da paralisação nacional e greve, após o término da greve

9- Publicação e pagamento imediato das ampliações definitivas e promoções

10 - Assinatura e publicação dos processos de estabilidade e outros processos relativos à vida funcional

11- Continuidade dos estudos sobre a remuneração dos servidores do grupo ADO, iniciando com as correções nas distorções financeiras geradas na ampliação de 30 para 40 horas

12 - Garantia dos compromissos assumidos na pauta pedagógica, administrativa e estrutural

13- Calendário de reposição de aulas negociado com o Sindicato APEOC, respeitando a autonomia
das escolas

14- Realização de estudos sobre necessidade de realização de um novo concurso para professor efetivo

A implantação das propostas acima está condicionada à retomadas das aulas.


Fonte: Diário do Nordeste