quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Com Moroni como vice, PDT oficializa candidatura de Roberto Cláudio
Convenção do partido ocorreu nesta quinta-feira (4) no ginásio de uma faculdade no Centro
O PDT indicou, nesta
quinta-feira (4), o prefeito Roberto Cláudio para concorrer à
reeleição. A convenção do partido, realizada no ginásio de uma faculdade no Centro,
oficializou a candidatura do atual chefe do executivo de Fortaleza e anunciou o
deputado federal Moroni Torgan como candidato à vice-prefeito
na chapa.
Roberto Cláudio chegou ao local da convenção
acompanhado de Moroni e da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela.
Também estão no local o vereador Salmito Filho, o ex-governador Ciro
Gomes e Cid Gomes, o presidente estadual do PDT André
Figueiredo, o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi,
o deputado federal Odorico Monteiro e o deputado estadual Zezinho
Albuquerque.
O ex-governador Ciro Gomes foi um dos primeiros a
falar e, durante seu discurso, disse que graças ao prefeito Roberto Cláudio
enquanto o Brasil está em crise, Fortaleza está em obras. Já Izolda Cela
fez uma rápida fala em que destacou o trabalho desenvolvido pelo prefeito na
área da educação.
O presidente nacional do PDT afirmou que Roberto Cláudio
foi inteligente ao escolher o nome de Moroni Torgan para ser candidato a
vice-prefeito. Carlos Lupi destacou que o prefeito tinha que dar uma resposta
ao povo de Fortaleza em relação à violência. Já Cid Gomes afirmou que o atual
prefeito fez "muito mais do que outros que tiveram mais tempo do que
ele".
O prefeito Roberto Cláudio destacou os feitos que
conseguiu realizar durante seu primeiro mandato como a construção de creches e
as obras de mobilidade e melhoria do transporte coletivo. O chefe do executivo
municipal agradeceu ainda aos presentes e disse que a campanha será momento de
comparar experiências, mas que não fará uma campanha de revanchismos, acusações
ou ódio. Vamos começar o bom combate com um único propósito: debater o presente
é o futuro da cidade.
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
Com presença de Lula, PT confirma candidatura de Luizianne em Fortaleza
Ex-prefeita de Fortaleza tenta em 2016 terceiro mandado como prefeita,ex-presidente Lula afirma que Luizianne Lins fará gestão para periferia.
Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT homologou na noite desta segunda-feira (1º) a candidatura de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza. A ex-prefeita da capital cearense por duas vezes terá como vice o deputado Elmano de Freitas, que disputou as eleições em 2012 também como candidato à Prefeitura de Fortaleza.
A gente vai fazer a campanha com o presidente Lula, mais bonita, mais alegre, mais criativa, mais cheia de energia que esse pais já viu. Se em 2004 a gente conseguiu fazer, imagina agora, com muito mais experiência, muito mais alegre. Eu conheço essa cidade. Nós governamos Fortaleza com coração, por amor a Fortaleza. Isso é só começo", afirmou Luizianne Lins, durante a convenção.
Lula fez elogios à candidata e afirmou que ela convenceu o partido a
permiti-la disputar as eleições. "Essa mulher, ela pode dizer que quer
ser prefeita de Fortaleza. Ela me falou 'eu vou cuidar da prefeitura,
da periferia". Porque é muito fácil trabalhar pra quem mora no 18º
andar, eu quero ver governar para periferia. Essa mulher obviamente não
fez tudo nos dois mandatos dela, porque não é possível ajeitar um país
que foi esculhambado por séculos em 12 anos, que foi o tempo que nós
ficamos no governo", afirmou Lula.
Durante discurso, Lula também pediu aos
militantes e eleitores que conversem com os senadores de oposição a Dilma para
tentar convencê-los a voltar contra o processo de impeachment, ao qual ele se
refere como golpe.
Cada um de vocês tem um celular, cada um de vocês
tem o tal WhatsApp, então está na hora da gente pegar o celular. Aqui no Ceará
tem três senadores, só um está do lado da Dilma, então vamos falar pra outros
dois pra defenderem a Dilma, não é pra xingar, é pra falar com cada senador.
Dizem que Fortaleza é a cidade mais alegre do
planeta, mas tem algo de que não está certo, que esse golpista Michel Temer.
Não tem nenhuma razão pra cassar Dilma a não ser a razão que pra uma pessoa
chegar à presidência seja sem eleição. E tá lá, cassando a dona Dilma, cassando
o que 54 milhões de brasileiros, disse Lula.
Fonte: G1 Ceará
domingo, 31 de julho de 2016
Professores do Estado recusam proposta do governo e decidem continuar greve iniciada há 96 dias
Maioria dos profissionais foi contra posição do próprio sindicato.
Reunidos em assembleia na manhã deste sábado (30), professores
da rede estadual de ensino decidiram continuar com a greve que
completa hoje 96 dias. A categoria rejeitou a proposta do governo
e contrariou o próprio sindicato, que defendia o fim da paralisação.
A votação foi feita no ginásio Paulo Sarasate.
Antes, os professores ouviram dois posicionamentos contra e dois a favor do fim
da greve. Os profissionais não atenderam ao apelo do presidente
do Sindicato de Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e
Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, para aceitar as condições
colocadas pelo Estado e continuarão de braços cruzados.
A proposta mais recente da Secretaria da
Educação do Estado (Seduc) foi feita na noite da sexta-feira (29) e
oficializada por email enviado pelo próprio secretário Idilvan Alencar. No comunicado
divulgado pela Apeoc estão 14 propostas, que incluem aumentos
em gratificações, reajuste salarial de professores temporários e estudo para
verificar a necessidade de um novo concurso. Os itens estavam condicionados à
volta dos profissionais às salas de aula.
A greve geral por tempo indeterminado foi declarada
no dia 20 de abril e iniciada cinco dias depois. Entre as pautas de
reivindicação está o pagamento do Reajuste Geral do Servidores de 12,67%,
respeitando a data-base de 1º de janeiro.
Os professores pedem ainda a convocação dos
reclassificados do último concurso da Seduc, realizado em 2013, assim como
a efetivação dos direitos de estabilidade e progressão horizontal e vertical,
ampliação definitiva de carga horária e a implantação do Plano de Cargos,
Carreiras e Salários.
No dia 6 de maio a paralisação foi suspensa
pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE). Na decisão do
desembargador Durval Aires Filho foi determinado o retorno ao trabalho 72h após
a notificação, sob pena de pagamento de multa de R$ 3 mil por dia de
descumprimento. Entretanto, a greve continuou.
Proposta do governo enviada na sexta-feira (29):
1- Regência de Classe: aumento para todos os níveis da carreira para
efetivos ativos e aposentados, a partir do vencimento base:
- Graduados: aumento na Regência de 10% para 15% (ativos e aposentados)
mais aumento de 50% na PVR;
- Especialistas: aumento na Regência de 15% para 20% (ativos e
aposentados);
- Mestres: aumento na Regência de 20% para 25% (ativos e aposentados);
- Doutores: aumento na Regência de 40% para 45% (ativos e aposentados);
2- Professores Temporários: aumento de 5% na remuneração
3- Orientadores e Supervisores Educacionais: criação de gratificação de
5% (ativos e aposentados)
4- Assinatura do Decreto da Descompressão - Nova Carreira do Magistério
5- Promoção especial para todos os professores embarreirados há mais de
cinco anos no Nível I para Nível J, com impacto de 5% sobre vencimento base
6- Fim do EMBARREIRAMENTO : o profissional do magistério vai evoluir ao
longo de toda a carreira até o último nível, independentemente da titulação;
7 - Promoções com e sem titulação;
8 - Negociação das faltas da paralisação nacional e greve, após o
término da greve
9- Publicação e pagamento imediato das ampliações definitivas e
promoções
10 - Assinatura e publicação dos processos de estabilidade e outros processos
relativos à vida funcional
11- Continuidade dos estudos sobre a remuneração dos servidores do grupo
ADO, iniciando com as correções nas distorções financeiras geradas na ampliação
de 30 para 40 horas
12 - Garantia dos compromissos assumidos na pauta pedagógica,
administrativa e estrutural
13- Calendário de reposição de aulas negociado com o Sindicato APEOC,
respeitando a autonomia
das escolas
14- Realização de estudos sobre necessidade de realização de um novo
concurso para professor efetivo
A implantação das propostas acima está condicionada à retomadas das
aulas.
Fonte: Diário do Nordeste
Assinar:
Postagens (Atom)