quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Chuvas atingem mais de 60 municípios, mas não mudam perfil de seca no Ceará

Funceme informa que a maior chuva ocorreu em Barroquinha, com 102 Milímetros

Após mais um ano de seca, pelo menos 61 municípios do Ceará registraram chuvas na madrugada desta quinta-feira (14), conforme boletim divulgado até às 11h pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), reacendendo na população a esperança no fim da estiagem prolongada.
No entanto, a meteorologista da Funceme Deysiane Quaresma explica que as chuvas são típicas da quadra chuvosa. “A zona de convergência intertropical provocou chuvas na faixa litorânea e Sul do Estado, mas isso não muda o perfil da seca prevista na região”, afirma. A quadra invernosa no Ceará teve início em fevereiro e segue até maio.

O órgão informou que a maior chuva ocorreu no município de Barroquinha, com 102 milímetros; seguido de Granja, com 84,4 milímetros, e Chaval, com 62 milímetros. Em Fortaleza, no posto do Castelão, foram registrados 2,3 milímetros.
Chuvas no Carnaval
O Estado não teve chuvas consideráveis em nenhuma região nos dias de folia. A maior precipitação foi registrada em Granja, com 27 milímetros.
Mais um ano de seca
Segundo prognóstico oficial da quadra chuvosa, nos próximos dois meses, a probabilidade de chover abaixo da média é de 45%. Já a possibilidade de chover acima é de apenas 20%. A média é de 750 milímetros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário