quinta-feira, 27 de junho de 2013

Governo vai apresentar projetos no Pacto de Mobilidade Urbana

Definição aconteceu durante reunião de Cid Gomes com a Secretaria de Infraestrutura e a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos

O Governo do Ceará informou, nesta terça-feira (25), vai apresentar três projetos para o Pacto Nacional da Mobilidade Urbana. A definição aconteceu durante reunião de Cid Gomes com a Secretaria de Infraestrutura e representantes da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.
Os projetos somam R$ 2,1 bilhões e incluem a duplicação da Linha Oeste – que liga o Centro de Fortaleza a Caucaia -, a ampliação dessa Linha até o Porto do Pecém (mais 54 km de extensão) e a eletrificação do Ramal Parangaba-Mucuripe.
Conforme reunião ocorrida na última segunda-feira (25) com a presidente Dilma, o Governo Federal terá um novo aporte de R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana que privilegiam o transporte coletivo.

Outros pontos

Os demais pontos defendidos pela presidente incluem: convocação de um plebiscito para formação de uma constituinte específica para reforma política; intensificação do combate à corrupção, com uma nova legislação que torne a corrupção dolosa crime hediondo, pacto para que os recursos provenientes dos royalties do petróleo sejam dedicados integralmente para investimentos em educação e vinda de médicos estrangeiros para as regiões mais pobres do Brasil.

Mobilidade urbana

Os programas de Mobilidade Urbana promovidos pelo governo federal visam a fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e das ações estruturantes para o sistema de transporte coletivo urbano, apoiando a qualificação e ampliação de infraestrutura de mobilidade urbana.
Há projetos de melhoria, ampliação e implantação de sistemas de transporte público coletivo em execução nas cidades brasileiras, incluindo as cidades sede da Copa do Mundo FIFA de 2014. Estão sendo investidos recursos em metrôs, Bus Rapid Transit (BRTs), corredores de ônibus, veículos leves sobre trilhos, aeromóvel, entre outros.
No Ceará há atualmente 12 empreendimentos inclusos no PAC 2:
  • Metrô de Fortaleza. Linha Sul – Implantação completa do trecho Carlito Benevides a Xico da Silva
  • BRT: Av. Alberto Craveiro
  • BRT: Av. Paulino Rocha
  • BRT: Dedé Brasil
  • Corredor de Ônibus – Fortaleza/CE – Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – II
  • Eixo Via Expressa / Raul Barbosa
  • Estações: Padre Cícero e Juscelino Kubitshek
  • Melhoria do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros de Fortaleza: Construção da Ponte Estaiada sobre o Rio Cocó e Melhorias do Sistema Viário
  • Metrô – Fortaleza/CE – Linha Leste
  • Qualificação de vias para corredor de transporte público nos Trechos de 1 a 5 e terminais de integração
  • Trem Metropolitano de Fortaleza – Linha Oeste – Modernização do sistema de trens metropolitanos do trecho João Felipe a Caucaia  (concluído)
  • VLT: Parangaba / Mucuripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário