A alta de 5,88% no valor da passagem inteira é a menor dos últimos 16 anos na Capital. Prefeitura de Fortaleza também apresenta linhas interbairros e intrabairros, com tarifa reduzida.
O valor da passagem em ônibus e topiques passará a ser R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,60 (meia) a partir de amanhã Circular no transporte coletivo de Fortaleza ficará mais caro a partir de sábado (26). O valor da passagem em ônibus e topiques passará dos atuais R$ 3,40 (inteira) e R$ 1,50 (meia estudantil) para R$ 3,60 e R$ 1,60, respectivamente. O reajuste é regulado pelo decreto 14.350/2019 e consta no Diário Oficial do Município do dia 16 de janeiro.
A norma, além de acrescer a tarifa, também autoriza a implantação de
uma nova modalidade de transportes na Capital: as linhas interbairros e
intrabairros. Essas operações, segundo a Prefeitura, ainda estão em fase
de experimentação e terão tarifas diferenciadas. Nelas, a passagem
custará R$ 2,00 ( inteira) e R$ 1,00 (meia).
O aumento de 5,88% no valor da passagem inteira é o menor dos últimos
16 anos na Capital. A linha central, segundo a Etufor, permanecerá com o
mesmo valor R$ 0,50 (inteira) e R$ 0,25 (tarifa estudantil).
Interbairros
Em relação à criação das linhas interbairros e intrabairros, o
secretário executivo da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto
Saboia, explica que a Prefeitura está iniciando um programa experimental
desse tipo de linha. São ônibus que circulam entre bairros próximos ou
linhas de bairro, ligando as áreas mais distantes ao minicentros dos
próprios bairros. A ideia é que essa linhas, que assemelham-se à central
- pois fazem pequenos circuitos - tenham sempre o custo da passagem
inferior às linhas convencionais.
Atualmente, duas linhas interbairros estão em experimentação: Cidade
Jardim/José Walter e Yolanda Queiroz/Centro do Dendê. Ambas devem ser
implementadas efetivamente, conforme o secretário, em 15 dias. Hoje,
elas funcionam em operação assistida, sem tarifa, nem circulação
sistemática.
Após a implementação, ficarão em teste por 90 dias. Vamos estudar a
aplicação disso em outros bairros, reforça o secretário, acrescentando
que estas linhas poderão se repetir em áreas da cidade como Montese e
Messejana, que possuem minicentros comerciais.
Essas operações também contam com outro diferencial que é a
integração com complementação tarifária. Pois, se o passageiro utilizar
essa linha e em seguida quiser pegar ônibus que tenham a tarifa
convencional, ele terá apenas que complementar o valor da passagem.
Isto, se aplica a usuários que têm crédito eletrônico. Se o morador do
Cidade Jardim quer resolver alguma coisa dentro do José Walter, ele paga
uma tarifa de dois reais. Se ele quiser seguir, teria até duas horas
para circular pagando o complemento.
Pesquisa
A implantação dessas linhas está alinhada à realização de uma
pesquisa origem-destino que começou a ser desenvolvida, em novembro,
pela Prefeitura. Conforme Sabóia, o diagnóstico coletará informações em
23 mil domicílios. Isto permitirá traçar mapeamento sobre os padrões de
deslocamento e qual a demanda de linhas nos bairros.
Fonte:Diário do Nordeste
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