Para a execução das obras, imóveis de três bairros no entorno das
alças do viaduto serão desapropriados.
Motoristas afirmaram que a
duplicação será positiva, mas pedestres destacaram a dificuldade de trafegar em
segurança pelo local .
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) vai implementar a
duplicação do viaduto da Avenida Raul Barbosa, sobre a BR-116, em Fortaleza. O
anúncio da obra foi feito durante reunião do prefeito Roberto Cláudio com os
titulares das secretarias que compõem o executivo municipal, no dia 27 de
março. Conforme o cronograma de obras exposto pelo gestor, a licitação para
escolha da empresa responsável pelo andamento da obra deve ser divulgada até o
mês de outubro. A decisão, publicada no Diário Oficial do Município no dia
seguinte, diz ainda que, para a execução das obras, imóveis no entorno das
alças do viaduto, nos bairros Aeroporto, Aerolândia e Dias Macedo serão
desapropriados.
Procurada pelo Diário do Nordeste, a Seinf informou que o projeto
que viabiliza a duplicação do trecho ainda está em "fase preliminar".
De acordo com o órgão, é prematuro informar as características da obra,
previsão orçamentária e o tempo de execução. Também questionada sobre o edital
de licitação, a Pasta garantiu que o processo segue em análise.
A Procuradoria Geral do Município (PGM), responsável por executar
judicialmente o processo de desapropriação dos imóveis e transferi-los à Seinf,
não emitiu resposta concreta, alegando que o projeto está em caráter de
avaliação. A reportagem havia encaminhado demanda ao órgão pedindo
esclarecimentos sobre o número de imóveis que serão desapropriados, além dos
possíveis recursos financeiros utilizados para o pagamento.
Engarrafamentos
Numa área que anseia por políticas públicas voltadas à mobilidade
urbana, devido aos engarrafamentos constantes que insistem em se formar mesmo
com o viaduto da Raul Barbosa, os motoristas que trafegam diariamente pelo
local defendem a ampliação do equipamento.
"Por causa do excesso de carros e motos, o fluxo aqui fica
muito complicado e dificulta o acesso a vias importantes, como o Aeroporto. São
muitos transtornos que a gente enfrenta, desde o tempo elevado no trânsito até
a possibilidade de ser assaltado, por isso eu acredito que tenha realmente
necessidade de trazer esse benefício para nós condutores", avalia o
advogado Renato Luz.
De acordo com informações da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania
(AMC), 47 mil veículos trafegam por dia na Avenida Raul Barbosa, mas o órgão
não apontou o volume de acidentes registrados na área. Para Leandro José, 32,
auxiliar de logística, a obra pode trazer um novo projeto de urbanização para o
bairro Aerolândia. "Eu acredito que além de melhorar a fluidez no
trânsito, vai também trazer um ambiente diferente".
Em contrapartida, os moradores informaram que desconheciam a
possível desapropriação e a obra. Eles denunciam ainda que, para o pedestre se
deslocar de um ponto a outro da avenida é preciso arriscar a própria vida, já
que pela intensidade do fluxo de veículos, a travessia se torna dificultosa. O
servente de pedreiro Luís Teixeira, 59, defende que a intervenção vai
beneficiar apenas os motoristas. "Nos horários de pico, a gente não
consegue passar aqui. É um risco diário porque tem muitos carros e motos no
viaduto".
Temporária
Para o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da
Universidade Federal do Ceará (UFC), Mário Azevedo, a duplicação do viaduto
sobre a BR-116 pode representar uma solução temporária, mas em alguns anos o
fluxo de veículos no elevado deve retornar aos níveis observados atualmente.
"Esse tipo de solução tem uma vida curta. O número de pessoas
morando em bairros mais afastados do Centro, como Messejana, tem aumentado nos
últimos anos, por isso o uso daquele viaduto também cresceu. Se mais espaço
para os veículos for dado, por outro lado mais carros serão inseridos naquele
local", analisa Azevedo.
O professor sugere que o fortalecimento do transporte público
seria uma alternativa de maior eficácia para diminuir os gargalos na área.
"É preciso trabalhar com o transporte público para que ele tenha
prioridade. Contudo, a Avenida Raul Barbosa precisa de estudos profundos e é
mais complicada para se achar uma solução, já que está entre uma área
intensamente povoada e outra região preservada, que é a do Cocó", aponta.
Intervenções
A criação da Avenida Raul Barbosa, como prolongamento da Avenida Desembargador
Moreira, aconteceu em 1992, na gestão do prefeito Juraci Magalhães. A intenção
era fazer uma via de 3.120 metros, que permitisse a ligação com a alça do
viaduto já existente na Avenida Alberto Craveiro, dando um novo acesso ao setor
sul da cidade.
Na época das obras, a Prefeitura de Fortaleza precisou remover 427
famílias residentes naquela área, encaminhando-as para o bairro Dias Macedo,
onde novas casas foram erguidas. (Colaborou Felipe Mesquita)
Enquete
Qual o impacto do projeto?
"Eu creio que vai ajudar na fluidez dos carros.
Principalmente para quem dirige ou é condutor de moto vai perceber que,
duplicando o viaduto, a gente vai ter mais opções para chegar até o
destino".
David MendesSoldador
"Vai melhorar o trânsito propriamente dito e o tempo de
percurso também. Só quem passa aqui no viaduto, sabe da dificuldade que é
passar pelos engarrafamentos. Espero que sirva para isso mesmo".
Raniere AguiarMotorista
Fonte: Diário do Nordeste
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